Nos encontre no Youtube!
Beduino
Não é incomum que o melhor restaurante da cidade tenha uma hora de espera para uma mesa. Todas essas pessoas não gostariam de estar lá se não fosse a melhor comida da região.

A mesma coisa pode ser dita da vida de um garanhão na indústria das corridas. Quando as coisas estão dando certo, sempre tem uma fila de espera. Quando não estão dando certo, a fila desaparece.

Por anos, Beduino ficou sem procura até 1984, quando a Fazenda de Garanhões Vessels encheu a fila de espera para o Puro Sangue Inglês Mexicano de 16 anos de idade.

"Sua agenda ficou completamente cheia por muito tempo," o gerente da fazenda dizia. "Estamos cobrindo 100 fêmeas dele e teríamos de cobrir mais 250."

Beduino

A razão da "corrida" pelo "Grande Tordilho" pode ser atribuída pelos resultados mundiais. Resultados na forma de Tolltac, Indigo Illusion e Check the Charts durante 1983 (Chicks Beduino) em 1985, 1986, e toda a sua progênite.

Porém vamos seguir a história. As coisas nunca tiveram tão boas para Beduino, um cavalo primeiramente descoberto por um veterano jóquei Ronnie Banks e um garanhão que um homem de negócios com um olho apurado para o sucesso chamado Frank Vessels, Jr. apostaram suas fichas.

O ano foi 1972. Chariwari, um potro de quatro anos filho de Tiny Charger pela excelente produtora Miss Magnum Bar, terminou em terceiro atrás do grande Charger Bar na Vessels Maturity e chegou ganhou as 870 jardas no Marathon Handicap.

Chariwari foi um bom cavalo, mas certamente não foi excepcional. No entanto, Ronnie Banks sabia que sempre existia dinheiro para ser ganho nas corridas de cavalos quarto de milha no México e comprou o cavalo dos seus antigos proprietários Bobby Frankel e Chay Knight para esse propósito.

Banks levou Chariwari para o Mexico para uma corrida que foi arranjada para um Puro Sangue Inglês.

Charlie Smith correu Chariwari," Banks, agora gerente dos Jockeys Guild em Meridian, Idaho, disse. "Quando vimos pela primeira vez esse Puro Sangue chamado Beduino, não acreditávamos no que vimos. Ele era magnífico, quase assustador. Mas ainda achava que nenhum Puro Sangue Inglês batia um Quarto de Milha correndo 400 metros".

Beduino X Chariwari (filho de Tiny Charger) - Abril de 1973

Smith, agora superintendente da Pista do Los Alamitos, recorda a história e o fato de não terem dado muita importância a corrida.

"Nós estávamos lá dois ou três dias antes de sairmos para a pista," diz Smith. "Finalmente, nós saímos na manhã que supostamente deveríamos correr e eles perguntaram se nós queríamos ver o trabalho do cavalo.

"Bem, eles correram 200m naquela manhã. Ele era apenas um belo cavalo velho. Finalmente nós fomos ao partidor e disseram que poderíamos carregá-lo quando estivessem prontos e abríssemos quando quisermos. Eles certamente não queriam levar vantagem sobre nós.

"Eu devo ter saído com um corpo e meio de diferença mas logo estava bufando nas minhas costas. Ele deve ter ganhado por alguns corpos".

Mas ambos Banks e Smith sabiam que Chariwari teria uma desculpa.

"Ele tentou sair da linha o tempo todo," lembra Banks. "Ele não chegou perto do quanto é bom quando estava correndo aqui."

Beduino

E assim, quando o proprietário de Beduino, Justo Fernandez organizou uma reunião com Banks para discutir outra corrida. "Ele (Justo) disse que queria uma corrida contra qualquer cavalo," lembra Banks. "Ele me disse que tinha o mais rápido cavalo do mundo. Isso é um declaração muito perigosa, pensei. Ele me disse que pagaria todas as despesas, e que colocaria US$50,000. 'Se me vencer, te dou o dinheiro.'"

E assim Banks, nunca desistiu de uma corrida, foi procurar um cavalo e achou um dos melhores... o campeão nacional Come Six.

"Eles queriam que eu corresse o "Grande Tordilho" contra Come Six," diz Smith, "mas eu não queria fazer parte disso. Não existia a possibilidade de bater Come Six."

Banks disse que Come Six e sua equipe tinham tudo que precisavam.

"Nós fretamos um avião e voamos para fora de Ontario porque Come Six vinha treinando em Pomona no momento," diz Banks. "Nós trouxemos 28 pessoas para a Cidade do México por uma semana e Justo pagou todas as nossas despesas. Luke Myles (corria regularmente Come Six) veio corrê-lo. Nós levamos tudo que quisemos, nosso próprio ferrador, nossa própria ração, nosso próprio feno, nossa própria água.

"Eu apostei em Come Six em quase 2-1."

De acordo com Banks, a corrida foi mais ou menos assim:

"Fui ao partidor e disse-o quando soltá-lo," diz ele. "Come Six saiu do partidor enquanto o Grande Tordilho nem mesmo saiu. Pensei que correríamos sozinho até a chegada. Enquanto ele corriam, eu dirigia minha picape na rua ao lado da pista. Lembro que olhei para as pessoas e percebi que tinham muitos mexicanos felizes. Acho que nos venceram por um corpo.

Beduino, com seu treinador Steve Rothblum e o jóquei Ron Banks.
Menos de um mês depois desses acontecimentos chegaram notícias das pistas da peninsula, que um filho de Beduino t—Tolltac—tinha ganhado o $364,000 Bay Meadows Futurity para Ekins e Ward, e o incrível ano de Beduino que tinha sido iniciado com a vitória de Aladuino's El Primero Del Ano Derby foi de vento em popa.

Com o final de ano, os filhos de 2 anos de Beduino dominaram a cena.

Tolltac terminou o ano com 3 vitórias (G1) em Bay Meadows Futurity, Kindergarten e Golden State futurity, e também um segundo no Dash For Cash. Ele acumulou mais de $800,000, assim foi nomeado o "Cavalo do Ano e o Potro de 2 anos do Ano" nos Estados Unidos.

Outro filho de Beduino apareceu em 1983, Indigo Illusion, filha de Copy Capri, veio para Los Alamitos no final do verão após sucessso em Louisiana. Ela rapidamente ganhou o Las Ninas Handicap e depois deixou todos de boca aberta com a assustadora vitória em agosto no Faberge Futurity quando correu 440 jardas em 21.26 segundos—perto do recorde da psita de Dash For Cash: 21.17.

Indigo Illusion fechou o ano com mais duas vitórias somando mais de $600,000 onde foi nomeada a melhor potra novata do ano.

Outro potro filho de Beduino de 2 anos apareceu em 1983. Seu nome era Check The Charts, um cavalo que acumulou mais de $184,000 com uma vitória no Budweiser Invitational Championship em Arizona e um terceiro no Dash For Cash.

Contudo, quando o ano foi acabando, a estatística de Beduino tinha melhorado drasticamente mais que todos outros garanhões no país exceto Dash For Cash.

Desde 1983 que em faturamento em qualquer idade que Dash For Cash produziu mais de $5,249,552 com 135 potros com uma média de $38,886 por corrida. Sua produção foi de 18 campeões clássicos.

Beduino foi representado por 70 cavalos durante 1983 com faturamento em todas as idades de $2,238,817, uma média de $31,983. Ele produziu 15 vitórias clássicas. Portanto, quando separamos apenas a categoria dois anos, a média de Beduino supera a de Dash For Cash. Dentro dos 2 anos, os 33 potros de Beduino 33 somaaram $1,842,257 para uma média de $55,826 por potro. Ele produziu 12 campeões clássicos.

A estatística de Dash For Cash incluem 68 potros com um total de $2,850,711, e média de $41,922. Ele teve 7 campeões clássicos.

Beduino no México

Beduino vem para Los Alamitos esperando encontrar Charger Bar em uma corrida. Banks começa a trabalha-lo

"Qualifiquei (350 jardas) uma manhã em 17.80 segundos em Los Alamitos. "Acho que foi o cavalo mais rápido que já montei de todas as raça."

Foi em Los Alamitos que Frank Vessels, Jr., então presidente da Pista de Corrida Los Alamitos, viu pela primeira vez o Grande Tordilho.

"Frank tinha um excelente olho para cavalos," relembra Millie Vessels, presidente de Los Alamitos. "Ele voltou para casa e me disse: 'Mildred, acho que esse cavalo pode dar um bom garanhão.'"

Aquelas palavras tiveram peso, porém foi difícil para o mercado somente as palavras serem transformadas em coberturas. Afinal, ninguém no mundo do quarto de milha sabia nada sobre Beduino.

Porém Vessels sentia fortemente as perspectivas de Beduino como garanhão somado que o jovem Timeto Thinkrich estava correndo e o garanhão Tiny Charger estava sendo pouco usado na reprodução.

Beduino tinha um boa aparência, a incrível velocidade já tinha sido demonstrada para algumas pessoas da indústria, e uma carta da Daily Racing Form onde o especialista em linhagens Leon Rasmussen disse, "Esse Beduino certamente tem um interessante pedigree e não é difícil descobrir onde ele recebe seu brilho".

Sua primeira geração em 1976, foi pequena porém interessante. Ele produziu sete potros dos quais cinco chegaram a correr — cinco deles foram em éguas Vessels— e terminaram suas carreiras com médias de $18,047, apesar de um ter elevado a média de todos.

What A Woman, uma filha da grande campeã Whataway To Go. teve colocações clássicas em quatro corridas, incluindo um terceiro US $181,000 La Primera Del Ano Derby, um terceiro na $114,100 Fresno Futurity e um segundo na $35,000 Juvenile. Ele terminou sua carreira com $80,142 em ganhos

Não foi um início ruim, mas nem tão bom assim.

A geração de 1977 foi novamente pequena— 14 chegaram a correr—porém tiveram dois cavalos no grupo que alavancaram a linhagem de Beduino. O primeiro foi em uma égua dos Vessels chamada Ought To Go e ela foi nomeada Fishers Favorite e o outro foi em uma desconhecida fêmea chamada Sissy Quick e ela carregou o nome de Coast Is Clear.

Fishers Favorite produziu um imediato impacto quando se tornou a mais rápida classificada e segunda colocada no rico Skoal Dash For Cash Futurity. Ela entrou para a história ganhado o Sophomore e Miss Princess Handicaps com ganhos superiores a $210,000.

Coast Is Clear levou um pouco mais de tempo para aparecer quando terminou sua carreira sem um vitória clássica porém com colocações clássicas. Ainda assim, sua sua vitória em julho de 1980 foi quase um recorde :17.48 segundos em 350 jardas ajudou muitas pessoas a respeitarem Beduino como um garanhão na indústria do quarto de milha.

Porém ser respeitado não garante ter sucesso na reprodução.

Corredores continuaram a surgir, no entanto, na forma de Just A Play Mate, uma filha de Me To que chegou a vencer o 1981 West Texas Futurity e acumuluo mais de $125,000, e Aladuino, um filho de Alamitos May da mesma forma o Governor's Cup Futurity and Derby e o El Primero Deo Ano Derby com ganhos superiores a $400,000.

Sucessos como esses são suficientes para garantir qualquer garanhão boas coberturas, porém um ano como 1983 garante uma fila de espera.

Primavera de 1983 olhares se focam em Bay Meadows onde o treinador Dennis Ekins aparentemente tinha um corredor.

"Este potro realmente age como um corredor," diz o joquei John Ward em uma viagem a California após trabalhar o cavalo.

Ele correu a primeira e ganhou, e os comentários de que poderia ser um dos melhores potros de dois anos em Bay Meadows tornaram-se mais acentuados.

Beduino X Chariwari - Maio de 1973
Bibliografia utilizada:

Vessels Stallion Farm (vesselsstallionfarm.com)
Circle D Horses circledhorses.com/beduino_tb.htm

Francisco Blum
Médico Veterinário - Fisiologista do Esporte
CRMV-SP 17159
Tel. (11) 9169 1016

Nenhuma vez um garanhão tinha sido comparado com Dash for Cash, o qual se estabeleceu e Beduino, de fato, fez o mesmo.

A jogada foi quando Frank Vessels, Jr. se associou com Justo Fernandez para deixar o "Grande Tordilho" filho de Romany Royal na Fazenda de Garanhões Vessels, onde produziu muito dinheiro.

Houve muitas propostas para comprar Beduino porém a sociedade de Millie Vessels e Justo Fernandez não tiveram a intenção de vendê-lo. O "Grande Tordilho" faleceu em maio de 1991 na Fazenda Vessels.

Afinal de contas, existe um fila de espera onde normalmente significa que o negócio é bom.

Como pessoas que gostam de boa comida irão procurar o melhor restaurante da cidade, pessoas que gostam de cavalos rápidos irão procurar as melhores linhagens disponíveis e Beduino é, sem sombra de dúvidas uma delas.

Matrizes a Venda
Cavalos a Venda
Potros a Venda
Todos os direitos reservados ® 2012